Onde Estamos:
Rua José Lins do Rêgo, 65
13.087-221 - Alto Taquaral - Campinas, SP
FONE  19 3256-1346

Como usar a nova RED 2015/17

Estamos iniciando um novo currículo, para os anos de 2015/17. Há algumas mudanças na nova RED. Além do formato, introduzimos novas seções, visando uma melhor compreensão do tema estudado. Leia com atenção este texto, para fazer um bom uso da sua nova RED. Ao mesmo tempo, todos os Slides necessários para a ministração da aula, estão disponíveis no site da CIBI em www.cibi.org.br/download além disso, tam material pedagógico disponível no site do irmão Igmar Freitas (http://veioamim.webnode.com) e há no YouTube vídeos dos hinos do Cantor Cristão que são sugeridos para cada lição. Veja o que tem na FOLHA 1 de cada lição:

 

  p>

Folha 1 - Esta é a primeira página de toda lição da RED 2015/17. Neste novo currículo temos novidades, entre elas o novo formato da RED. Um pouco maior, com novas seções visando facilitar a leitura e a compreensão do assunto estudado. Vamos compreender algumas coisas:

a) Título da Lição - reflete o assunto principal a ser abordado na lição:

b) Redator: mostra o nome da pessoa que foi designada pela Junta de Educação e Publicações para escrever esta lição - Para ser um redator, além da qualidade técnica e vida com Deus, é imperioso que a pessoa seja um crente Batista Independente e que a igreja da qual ele é membro, seja fiel nos dízimos e também que use a revista - reconhecemos que Deus usa muitas pessoas de outras denominações, mas nos compreendemos que temos bons valores no nosso meio. Fale bem do autor para seu grupo. AS informações e a foto dele estão no slide fornecido pelo Editora como apoio pedagógico (acesse em: http://cibi.org.br/downloads)

c) Data: Essa data é uma sugestão, uma vez que algumas igrejas usam a RED como material de apoio para pequenos grupos ao invés da escola bíblica dominical. A data, aqui, é um referencial uma vez que as lições não tem prazo de validade. Pedimos que os professores ou líderes de grupos de estudo, reforcem estas informações com as pessoas. Vamos agora aos novos elementos da primeira página.

Item 1 OBJETIVOS DA LIÇÃO: cada professor ou líder de grupo deve ater ao objetivo, pois toda a lição está centrada nele. Se você estudar a lição mas não chegar ao objetivo, a lição não está concluída. Destacamos 3 partes importantes do objetivo da lição:

Item 2 - CONHECER - Esse objetivo significa que ao final da lição esperamos que o aluno ou participante do grupo possa compreender, isto é, ser capaz de reproduzir com clareza, o objetivo principal desta lição - conhecer aqui significa conhecimento.

Item 3 - PERCEBER - isso tem a ver com a motivação com a qual fazemos o que fazemos. No estudo o tema é abordado por vários ângulos, mas sempre busca definir o essencial, o que faz a diferença para o participante. é portanto, um conceito que queremos que as pessoas não tenham mais dúvidas sobre ele, enfim, que cada pessoa seja capaz de diferenciar uma coisa da outra.

Item 4: PRATICAR - entendemos que o melhor ensino é aquele que estimula o aprendiz a praticar o conceito e isso, não só na sala ou no grupo, mas em todas as áreas da sua vida. Entendemos que a vida cristã onde as pessoas tem muito conhecimento mas pouca aplicação, acaba sendo inócua, isto se traduz em testemunhos fracos das verdades do Reino de Deus. Todo o ensino, mesmo na pregação da Palavra da Verdade, deve estimular o ouvinte a uma ação prática. ao longo deste período, em todas as lições, teremos muitas atividades interessantes propostas - mas o professor pode propor outras para seu grupo.

Item 5) LEITURAS DIÁRIAS - aqui há duas seções importantes: primeira, é a leitura diária da lição. Para que a lição possa ser debatida em sala de aula ou no grupo é essencial que os participantes venham de casa com a lição lida e com as perguntas anotadas. Para que eles possam compreender a lição as leituras diárias ajudam, pois convergem para o tema estudado. Além disso é de boa saúde espiritual para os que criam e mantém este hábito da leitura e estudo devocional da Palavra. A segunda seção, é onde foi criada uma coluna para a Leitura da Bíblia em um Ano. Aqui selecionamos textos do Velho e do Novo Testamento de tal forma que lendo todos os dias, no final de um ano o aluno terá lido completamente a Bíblia.

Item 6) DICAS: esta seção foi pensada para facilitar a vida dos professores e também dos alunos. Destacamos as palavras chaves da lição (isso ajuda a procurar material na internet e na chave bíblica); Também estimulamos que os amados cantem ou meditem nas letras dos hinos sugeridos. Entendemos que há louvores modernos e contextualizados que também podem ser usados, mas também entendemos que a raiz batista precisa ser revigorada. Os hinos do Cantor Cristão são importantes e tem o seu lugar - vamos juntos neste desafio? Use o hinário, um slide com a letra do hino, enfim, tente aprimorar e louvar ao Senhor. Será muito interessante. No you tube tem todos os hinos com melodia e que podem ser usados para melhor compreensão. Texto adicionais - São textos usados que também contribuem para a compreensão da lição. Fica a critério de cada professor como usar com seu grupo. Personagem - destacamos um personagem exemplo para o assunto evidenciando a prática do conceito que está sendo estudado. Desafie as pessoas a conhecerem este personagem.

Item 7) Texto bíblico Inspirativo: Usamos a versão NVI mas entendemos, também, que há versões interessantes da Bíblia que podem ser usados para uma melhor compreensão e significado de cada tema.

Categoria: